image53

assessoria contábil

Informações adicionais

A contabilidade é o coração econômico-financeiro das organizações. É nela onde todas as transações, das operacionais às administrativas, se convergem para o registro dos dados e geração de informações que suportarão a tomada de decisão.


A contabilidade se ramifica em diversas áreas do conhecimento. A S.P.A. tem como foco algumas dessas áreas das quais podemos citar: A contabilidade de Geral, a contabilidade de Custos, a contabilidade Fiscal, a contabilidade Trabalhista e a Contabilidade Societária.


A contabilidade Geral  tem por objetivo registrar todas as transações, sejam de entrada ou saída, mas que de alguma forma alteraram o patrimônio da organização. É ela que informa acerca da situação atual de uma empresa, sua evolução anual ou histórica, seu estado de liquidez e endividamento, sua posição de fluxo de caixa e seu patrimônio líquido. 


A contabilidade de Custos é uma derivação da contabilidade geral, porém, direcionada para o estudo racional dos gastos envolvidos nas atividades produtivas, ou seja, nas atividades que geram o ciclo operacional da empresa. O objetivo desta área de conhecimento é poder contribuir gerando informações consistentes para a gestão da eficiência econômica da organização. 


A contabilidade Fiscal, também conhecida por contabilidade tributária, tem por objetivo registrar e escriturar todos os fatos geradores que constituem a incidência de obrigações tributárias e posteriormente, cumprir com as obrigações principais e acessórias da empresa, que na prática significa manter em dia todos pagamento dos tributos e o envio de informações ao fisco acerca das transações operacionais e movimentações trabalhistas.


A contabilidade Trabalhista, por sua vez, tem por objetivo assegurar o cumprimento das obrigações que envolvem os direitos e deveres em relação às leis trabalhistas, especialmente no Brasil, a CLT. Também é responsável por calcular a folha de pagamento dos empregados bem como as movimentações e ocorrências em torno dos processos de rescisão contratual, férias, licenças, décimo terceiro, vale transporte, horas extras, entre outras. 


Por fim, mas não se limitando a isso, a contabilidade Societária trata dos aspectos contábeis em torno da constituição das empresas, sendo elas individuais ou em sociedade, de cunho social ou econômico, provendo os respectivos registros nas instâncias Federais, Estaduais e Municipais, sobretudo nos órgãos de registro civil como Junta Comercial, Cartório, entre outros.

Saiba mais

A contabilidade, como qualquer ciência, tem um espectro significativo de abrangência. O aprofundamento nesta área de conhecimento, considerando o universo corporativo, não diz respeito apenas ao profissional da área contábil, mas a todos os profissionais que se interessam pela gestão econômica e financeira de um processo, de um projeto, de uma área ou até mesmo de uma empresa. 


Se quiser saber mais a respeito, clique abaixo e tire suas dúvidas. Teremos o maior prazer em lhe prestar quaisquer esclarecimentos, pois nossa missão além de informar é impactar através da educação.

Entre em contato

Qual a sua dúvida?

Queremos conhecer sua dúvida ou o problema que tem para resolver dentro da área Contábil, seja ele Trabalhista, Tributário, Custos ou Societário.

Envie uma mensagem

S.P.A. - Silva e Pelaquim Associados

(11) 4994 0591

Horário de Funcionamento

seg

09:00 – 17:00

ter

09:00 – 17:00

qua

09:00 – 17:00

qui

09:00 – 17:00

sex

09:00 – 17:00

sáb

fechado

dom

fechado